... dos traços eu traduzo volumes e dos volumes composições... Eu acredito nas formas e brinco com elas...
Patrícia Azoni : uma composição entre arte e arquitetura
Artista e Arquiteta de Curitiba faz das composições geométricas obras de arte.
Enquanto se encantava com a disciplina de Plástica na faculdade de Arquitetura, Patrícia Azoni não imaginava que a prática acadêmica pudesse virar ponto de partida para uma trajetória de sucesso no mundo das artes. Por meio de composições únicas em madeira, ela acumula prêmios e muitas vendas no Brasil e no exterior.
O início minimalista se transformou em pesquisa e em novas descobertas, especialmente por meio da consultoria artística com Cleverson Oliveira, que a (re)apresentou aos concretistas e neoconcretistas em uma perspectiva de compreensão mais ampla do seu próprio trabalho. “Parece que o que eles falavam e faziam era exatamente o que eu penso sobre todo o processo criativo que envolve meu trabalho”, destaca.
Ela explica que parte da produção está no computador, que é sua maior ferramenta de trabalho. É por meio dele que surgem os desenhos de todas as peças criadas pela artista. “Quando ele vem para a madeira, praticamente acabou porque todo o processo de pesquisa, de pensar mesmo, já foi feito, aí é partir para a produção e a obra é do público”, conta.
Em Curitiba, onde fica seu atelier e escritório de arquitetura – sim, ela ainda trabalha com arquitetura! – Patrícia participou de exposições na Galeria Teix. E seu trabalho também tem endereço fixo em NY, por meio da Galeria Ward-Nasse.
As obras criadas por Patrícia são muito aplicáveis – além da madeira podem ganhar forma em azulejos, por exemplo. De tudo o que ela olha e imagina, a inspiração chega com a pergunta: será que é possível recriar isso em composição geométrica? E ela sonha mais alto. “A minha pretensão é colocar minhas obras em fachadas e grandes superfícies... ainda chego lá”, finaliza.